Pelo fim do coitadismo

Oi gente querida....
      Hoje venho conversar com vocês sobre um tema que me mobilizou nessa semana. Eu tô fazendo um curso sobre desenvolvimento pessoal e esse foi um dos temas que conversamos por esses dias. Uma das características que se repetiu muito na vida virtual e que, também acontece na vida real, é o famoso "coitadismo" também chamado de "vitimização".

    Deixa eu me explicar melhor... 
Muitas pessoas (e eu me incluía nesse grupo a pouco tempo e tenho minhas recaídas) tem o hábito de regularmente reclamar da vida: do tempo, do trânsito, dos preços, da política, do som do vizinho, da conexão da internet e por aí vai... tudo acaba criando uma vibe muito pesada e negativa de pensamentos e sentimentos ruins. 

    As reclamações são tantas e as soluções bem poucas e geralmente não envolvem aquele que está reclamando: a culpa é da prefeitura, do governo corrupto, do desrespeito ao consumidor...Então em resumo, as pessoas se colocam como vítimas de uma situação, como se o mundo todo estivesse contra elas e nada pudesse ser feito (além de reclamar e distribuir a culpa pelo mundo!!!)

     Eu penso um pouquinho diferente. Acho essa estoria de se achar uma vítima de algo e ficar reclamando, algo muito confortável e fácil de fazer... todo mundo faz assim... e a vibe de negatividade e impotência parece só aumentar!!! 

    Eu, já disse por aí nesses mundos virtuais, que não me considero vítima de nada!!! Sou autora e protagonista da minha própria vida!!! Quer dizer que minha vida é tipo conto de fadas??? Nada mais longe da verdade!!! Tenho um monte de perrengues, desafios e mini monstros que enfrento todos os dias.

     Eu decidi que não vou me deixar abater pelas coisas tristes que acontecem comigo!!! Tenho meus dias mais tristes, dias que eu preciso de um colo e de um abraço!!! Mas esses dias tem ficado cada vez mais raros!!

     Tenho algum segredo? Vivo em um mundo cor de rosa? Nada disso!!! Só tenho estado mais atenta as coisas que coloco da minha vida e prestado muita atenção ao modo como encaro os acontecimentos do meu dia a dia. Tenho procurado mudar o foco... pensar de uma outra maneira e sobre um outro ponto de vista.

      Duas coisas bem práticas e bem simples tem me ajudado muito: nada de televisão e meditação diariamente.

     Não assisto mais a telejornais de nenhum tipo: só me deixavam triste e preocupada!!! Filmes violentos? De assassinatos e massacres? Muito raramente ou quase nunca. Aprendi que os olhos são janelas para a mente e que é preciso colocar paisagens mais agradáveis para gerar pensamentos mais positivos e muito mais produtivos!!! 

     Então temos um ciclo: boas paisagens geram pensamentos mais positivos e esses, por sua vez, geram empoderamento e proatividade. Me sinto parte e  protagonista de um mundo muito melhor e mais cheio de luz.

     E a meditação? Diariamente igual escovar os dentes!!! Medito todos os dias pela manhã e à noite. Agradeço, peço e me escuto!!!  Já descobri muita coisa a meu respeito!!! Tô liberando um monte de coisas que eu andava guardando no meu coração!!! Perdoando mais, tendo menos medo, sendo mais paciente... essa lista de coisas boas não tem fim!!!

    Tenho procurado ver o lado mais positivo das pessoas, das coisas e das situações... tem sido um desafio que tenho vivido, um dia de cada vez e cada momento como ele é ( e não como eu gostaria que fosse!!!). 

    Ando procurado mais presença: no meu mundo interno, na vida das pessoas que amo e no mundo... e quer saber de uma coisa... tem funcionado... e muito!!!

Muito protagonismo na vida e muita luz pra todos!!!              

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e um endereço de contato pra gente se falar!!!